Hormônios do Ciclo Menstrual e Corpo Lúteo

sábado, 12 de novembro de 2011


Hormônios do ciclo menstrual

O ciclo menstrual na mulher é causado pela secreção alternada dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante, pela pituitária (hipófise) anterior (adenohipófise), e dos estrogênios e progesterona, pelos ovários. 


GnRH ou Hormônio liberador de gonadotrofinas
Sintetizado por células neurosecretoras do hipotálamo, o GnRH é levado ao lobo anterior da hipófise, e então estimula a liberação de dois hormônios produzidos pela adenohipófise, que agem sobre o ovário : o FSH e o LH.

FSH ou Hormônio Folículo EstimulanteProduzido pela denohipófise, o FSH age sobre o ovário estimulando o desenvolvimento dos folículos ovarianos e aprodução de estrógeno pelas células foliculares. O FSH também influencia na formação do corpo lúteo e induz o crescimento do endométrio.

LH ou Hormônio LuteinizanteProduzido pela adenohipófise, o pico do nível sanguíneo desse hormônio estimula a ovulação. O LH também estimula as células foliculares e o corpo lúteo a produzir progesterona, o induz o crescimento do endométrio.

EstrógenoProduzido pelas células foliculares e pelo corpo lúteo, o alto nível de estrógeno induz o pico de LH, contribuindo assim para a ovulação.O estrógeno ainda atua influenciando as mudanças cíclicas no endométrio.

Progesterona
Produzida pelo corpo lúteo, juntamente com o estrógeno, leva as glândulas do endométrio a secretar e preparar o endométrio para a implantação do blastocisto (óvulo fecundado). Esse hormônio é conhecido como hormônio da gravidez, pela sua importancia na preparação do endométrio. É ele que mantém o endométrio " aconchegante" para o embrião. Sua presença ocorre durante toda a gravidez.


Corpo Lúteo
Após a ovulação, o folículo ovariano e a teca folicular, influênciados pelo Hormonio Luteinizante ou LH, se transformam em uma estrutura glandular, o corpo lúteo, que secreta progesterona e um pouco de estrógeno. Esses hormônios, principalmente a progesterona fazem com que o endométrio se prepare para um possível gravidez.

Quando ocorre a gravidez, o corpo lúteo passa a ser chamado corpo lúteo da gravidez e ele fica responsável por produzir ainda mais hormônios, para a manutenção da gravidez até a formação da placenta, quando ela assume as funções do corpo lúteo. Durante a 20 primeiras semanas da gravidez, a existência do corpo lúteo é mantida pela gonadotrofina corionica humana ou hCG que é produzida pelo própio embrião.

Quando o ovócito não é fertilizado, o corpo lúteo começa a involuir e degenerar cerca de 10 a 12 dias após a ovulação. Ele é chamado corpo lúteo da menstruação. Subsequentemente, o corpo lúteo transforma-se em tecido cicatricial branco do ovário e passa a ser chamado corpo albicans. Exceto durante a gravidez, normalmente os ciclos ovarianos persistem durante toda a vida reprodutiva da mulheres cessam na menopausa.


Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1620643-horm%C3%B4nios-ciclo-menstrual-corpo-l%C3%BAteo/#ixzz1dWfyOICI

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1620643-horm%C3%B4nios-ciclo-menstrual-corpo-l%C3%BAteo/#ixzz1dWfnFCdE

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentario é fundamental para o sucesso desse blog.
Então não esqueça de comentar, pois assim poderemos aprimorar cada vez mais.

 
Enfermagem 24hr | by TNB ©2010