Farmacologia aplicada a enfermagem

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Introdução a Farmacologia para Enfermagem


Noções Básicas


PARTE I

LEGISLAÇÃO E PREPARO DE MEDICAMENTOS


DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:
Artigo 1°
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e da coletividade. Atua na promoção, proteção; recuperação da saúde das pessoas, respeitando os preceitos éticos e legais.
Artigo 14°
Recusar-se a executar atividades que não se4jam de sua competência legal.

DAS RESPONSABILIDADES
Artigo 16°
Assegurar ao cliente uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência.

Artigo 17°
Avaliar criteriosamente sua competência técnica e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro de si e para a clientela.

Artigo 18°
Manter-se atualizado, ampliando seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais , em benefício da clientela, coletividade e do desenvolvimento da profissão.


DOS DEVERES
Artigo 24°
Prestar á clientela assistência de Enfermagem livre dos riscos recorrentes de imperícia .
Artigo 26°
Prestar adequadas informações ao cliente e família a respeito de assistência de enfermagem, possíveis benefícios, riscos e conseqüências possam ocorrer.

Artigo 33°
Proteger o cliente contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da equipe da saúde.


DAS PROIBIÇÕES
Artigo 47°
Ministrar medicamentos sem certificar-se da natureza das drogas que compõe e da existência de risco para o cliente.

Artigo 50°
Executar prescrições terapêuticas quando contrárias á segurança do cliente.


DOS DEVERES DISCIPLINARES

Artigo 71°
Cumprir as normas do Conselho Federal e Regional de Enfermagem. Um profissional da equipe de enfermagem que administra uma medicação deve conhecer bem a Legislação que regulamenta o exercício de sua profissão e as normas da instituição em que trabalha o exercício de sua profissão e as normas da instituição em que trabalha, realizando assim a medicação conforme a prescrição médica.


1- AÇÃO DOS MEDICAMENTOS

AÇÃO LOCAL
A medicação age no local onde é administrada, sem passar pela corrente sanguínea; Ex: pomadas e colírios.
AÇÃO SISTÊMICA
Significa que a medicação é primeiramente absorvida, depois entra na corrente
sanguínea para atuar no local de ação desejada. Ex: Antibióticos.


2-NOÇÕES DE FARMACOLOGIA:
2.1-CONCEITOS GERAIS:

Farmacologia: estudo dos fármacos em todas as suas funções.
Fármaco (pharmacon = remédio): estrutura química conhecida;propriedade de modificar uma função fisiológica já existente.

Medicamento (medicamentum = remédio) : fármaco com propriedades benéficas, comprovadas por meio cientifico. Todo medicamento é um fármaco(remédio), mas nem todo fármaco(remédio) é um medicamento.
Droga (drug = remédio, medicamento, droga): substância que modifica a função fisiológica com ou sem intenção benéfica.

Remédio (re = novamente; medior = curar): substância animal,vegetal, mineral ou sintética; procedimento (ginástica, massagem, acupuntura, banhos); fé ou crença; influência: utilizados em benefício da saúde.

Placebo (placeo = agradar): O que feito com intenção benéfica para aliviar o sofrimento: fármaco/medicamento/droga/remédio (em concentração pequena ou mesmo na sua ausência), a figura do médico (feiticeiro).



2.2-Conceitos importantes sobre dosagem

Posologia:
É o estudo das doses de administração dos medicamentos.

Dose:
é uma quantidade de uma droga que quando administrada no organismo produz um efeito terapêutico.

Classificam-se em:

1-Dose mínima: é a menor quantidade quantidade de um medicamento capaz de produzir o efeito terapêutico.

2-Dose máxima: é a maior quantidade de um medicamento capaz de reproduzir o
efeito terapêutico. Se esta dose for ultrapassada ocorrerá efeitos tóxicos ao organismo doente.

3-Dose tóxica: é a quantidade de medicamento que ultrapassa a dose máxima, causando pertubações, intoxicações ao organismo, até a morte.

4- Dose Letal: é a quantidade de um medicamento que causa a MORTE.



3-CONCEITO DE FARMACODINÂMICA:

3.1-FARMACODINÂMICA:
É o estudo dos mecanismos relacionados às drogas, que produzem alterações bioquímicas ou fisiológicas no organismo. A interação, a nível celular, entre um medicamento e certos componentes celulares – proteínas, enzimas ou receptores-alvo, representa a ação do fármaco. A resposta decorrente dessa ação é o efeito do medicamento.

3.2-TIPOS DE FARMACO:
Fármaco Agonista - intensifica ou estimula um receptor;
Fármaco Antagonistas – Interage com um receptor mas não estimula, impede as ações de um agonista.
Podem ser competitivos(compete com o agonista pelos sítios receptores) ou nãocompetitivos(liga-se aos sítios receptores e bloqueia os efeitos do agonista).


 4- FARMACOTERAPIA:
Refere-se ao uso de medicamentos para o combate de doenças, prevenção e diagnóstico.
Deve - se levar observar além da escolha do fármaco adequado os fatoresindividuais de cada paciente , tais como: idade, função cardiovascular, GI, hepática, renal, dieta, doença, interação medicamentosa, entre outros.

5- CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
A responsabilidade em administrar medicamentos é um dos maiores pesos sobre a equipe de enfermagem.
Deve-se conhecer:
A ação do fármaco no organismo;
A dosagem e os fatores que a modificam;
As vias de administração;
Absorção e eliminação ( Farmacocinética).


A REGRA MAIS IMPORTANTE:
Regra do 5 C – via certa, medicamento certo, paciente certo, dose certa, hora certa.


6-FARMACOCINÉTICA:
6.1-Farmacocinética : é o caminho que o [[medicamento]] faz no organismo. Não se trata do estudo do seu mecanismo de ação mais sim as etapas que a [[droga]] sofre desde a administração até a excreção, que são: absorção, distribuição, bio-transformação e excreção. Note também que uma vez as a droga no organismo, essas etapas ocorrem de forma simultânea sendo essa divisão apenas de caráter Didático.


6.1.1-As fases da farmacocinética são:

1- Absorção
Absorção farmacológica;
A absorção, é a primeira etapa que começa com a escolha da via de administração até o momento que a droga entra na corrente sanguínea. 

Vias de administração como intra-venosa e intra-arterial não passam por essa etapa, entram direto na circulação sangüínea. Existem fatores interferem nessa etapa, dentre estes temos : o pH do meio, forma farmacêutica e patologias (úlceras por exemplo), dose da droga a ser administrada, concentração da droga na circulação sistêmica,concentração da droga no local de ação, distribuição da droga organicamente, as drogas nos tecidos de distribuição e a eliminação metabolizada ou excretada. Temos ainda um fator a ser relevado que é a característica química da droga pois esta interfere no processo de absorção.



Efeito de primeira passagem
É a metabolização do medicamento pelo fígado e pela microbiota intestinal, antes que o fármaco chegue à circulação sistêmica. As vias de administração que estão sujeitas a esse efeito são:  via oral e via retal*(em proporções bem reduzidas).


2-Distribuição farmacológica

Nesta etapa a droga é distribuída no organismo através da circulação. O processamento da droga no organismo passa em primeiramente nos órgãos de maior vascularização (como SNC, pulmão, coração) e depois sofre redistribuição aos tecidos de menos irrigação (tecido adiposo por exemplo). É nessa etapa em que a droga chega ao ponto onde vai atuar. Nessa etapa poderá ocorrer : baixa concentração de proteínas plasmáticas (necessárias para a formação da fração ligada) como desnutrição, hepatite e
cirrose, que destroem hepatócitos, que são células produtoras de proteínas plasmáticas,reduzindo assim o nível destas no sangue.


3- Bio-transformação

Fase onde a droga é transformada em um composto mais hidrossolúvel para a posterior excreção. A Bio - transformação dá em duas fases:
Fase 1: etapas de oxidação, redução e hidrólise;
Fase 2: conjugação com o ácido glicurônico.

A fase 1 não é um processo obrigatório, variando de droga para droga e diferente da fase 2, obrigatória a todas as drogas. O fígado é o órgão que prepara a droga para a excreção. Essa é a fase que prepara a droga para a excreção.


4- Excreção
Pela excreção, os compostos são removidos do organismo para o meio externo. Fármacos hidrossolúveis, carregados ionicamente, são filtrados nos glomérulos ou secretados nos túbulos renais, não sofrendo reabsorção tubular, pois têm dificuldade em atravessar membranas. Excretam-se, portanto, na forma ativa do fármaco.

 Os sítios de excreção denominam-se emunctórios e, além do rim, incluem:

pulmões,
fezes;
secreção biliar,
suor,
lágrimas,
saliva,
leite materno.
Retirando desta lista os pulmões para os fármacos gasosos ou voláteis, os demais sítios são quantitativamente menos importantes.


PARTE II
7-CLASSIFICAÇÃO DOS MEDICAMENTOS

7.1- Antibióticos:
São substâncias produzidas por células vivas que inibem ou matam os microorganismos, podem ser feitas a partir de : fungos, bactérias, e leveduras e de forma sintética. Os antibióticos podem ser de amplo espectro, ou de espectro( eficaz contra muitos microorganismos), ou podem ser de espectro limitado ( eficaz contra alguns microrganismos).


a) PENICILINAS:
Origem: Primeiro antibiótico descoberto, e é utilizado até os dias atuais. Originado do fungo: Penicilium.
Tipos:
Penicilina G Potássica ;
Penicilina G Procaína;
Penicilina G Benzatina;
Penicilina semi-sintética;
Amoxacilina ácido clavulânico;
Amoxicilina;
Ampicilina Sódica;
Cloridrato de bacampicilina;
Cloxacilina sódica;
Dicloxacilina sódica;
Oxacilina sódica;
Ticarcilina dissódica e clavulanato de potássio.


b) CEFALOSPORINA DE 1ª GERAÇÃO :
Origem: Derivado de fungo , são ativos nos microrganismos das vias urinárias, e contra estafilacocus e estreptococos(algumas cepas);

Tipos:
Cefadroxil;
Cefalexina;
Cefazolina sódica;
Cefradina.


c)CEFALOSPORINA DE 2ª GERAÇÃO:
Origem: Derivado originalmente do fungo , atinge os mesmos da 1 geração e também contra o haemophilus influenzae, invasor comum do ouvido médio e das vias respiratórias.

Tipos:
Cefaclor;
Cefotetan dissódico;
Cefoxitina sódica;
Cefprozil;
Ceforuxina Acetil;
Ceforuxina sódica;
Naftato de cefamandol.


d) CEFALOSPORINA DE 3ª GERAÇÃO:
Origem: derivada de fungo eficaz contra estreptococos e pneumococos , é mais eficaz contra gram negativos do trato gastrointestinal.

Tipos:
Cefdinir;
Cefixima;
Cefoperazona sódica;
Cefotaxima sódica;
Cefpodoxima sódica;
Ceftizoxima sódica;
Ceftibuteno.


e) TETRACICLINA:
Origem: originária de fungos , de amplo espectro e eficazes contra muitos microrganismos, em especial os que invadem o sistema respiratório, e os tecidos moles.

Tipos:
Cloridrato de tetraciclina.



f) Eritromicina:
Origem: antibacteriana, a eritromicina é utilizada frequentemente em infecções por estafilococo , haemophilus influenzae, mycoplasma pneumoniae, usados em uretrites não gonocócicas e no acne vulgaris.

Tipos:
Eritromicina;
Estolato de eritromicina;
Azitromicina;
Claritromicina;
Diritromicina.


g) QUILONONAS:
Origem: antibacteriano de largo espectro, utilizados em microrganismos que invadem as vias respiratórias , gastrointestinais e urinárias.

Tipos:
Cloridrato de ciprofloxacino;
Acido Nalidíxico;
Levofloxacino;
Norfloxacino;
Ofloxacina.


2-ANTIMICÓTICOS:
É um grupo de medicamentos que combatem as infecções causadas por fungos.


a) Anfotericina B
Eficaz para infecção por fungos sistêmica.

b) Cetoconazol
Eficaz em infecções severas por fungos.

c) Cloridrato de Terbinafina:
Indicado v. o para micoses de unhas e pés.

d)Flucitosina
Eficaz para infecção sistêmica grave.

f) Fluconazol
Eficaz em Candidíase intestinal.

g) Griseofulvina
Indicado para micoses superficiais.

h) Itraconazol
Indicado em infecção sistêmica para paciente imunodeprimido.

i)Nistatina
Indicado para paciente com infecção vaginal e tópico para infecção por leveduras sistêmico para grandes infecções.
j) miconazol
Indicado para monilíase cutânea- v. O


3-ANTIVIRAIS:
a)Aciclovir sódico:
Indicado para Herpes simples, varicela zoster oral ou genital, varicela, e em pacientes imunodeprimidos.

b) Cidofovir:
Indicado para citomegalovírus , retinite na AIDS.

c)Cloridrato de ranitidina :
Indicado na profilaxia de Influenzae.

d)Cloridrato de valaciclovir:
Indicado para Herpes zoster.

e) Didanosina:
Indicado para HIV avançado.

f) Fanciclovir:
Indicado para herpes zoster e herpes genital.

g)Foscarnete sódico:
Indicado em retinite.

h) Ganciclovir sódica:
Indicado em citomegalovírus.

i) Ribavirina:
Indicado para infecções de vírus respiratórios, pneumonia por adenovírus , hepatite crônica.

j) Vidarabina:
Intravenoso é indicado para Herpes simples, encefalite,herpes neonatal , varicela em pacientes imunodeprimidos, herpes neonatal, herpes zoster e tópico em ceratite por herpes simples.

l) Zalcitabina:
Indicado no tratamento da AIDS.

m) Zidovudina:
é indicado no tratamento de AIDS e CRA( complexo relacionado a AIDS)



4-ANTIPARASITÁRIOS:

a) Albendazol:
Indicado para lesões ativas do SNC, causado por Taenia Solium, e por doença hidática císticas , que envolve pulmão, fígado, peritônio causados por formar larvária da taenia do cão.

b) Mebendazol:
Indicado para ascaris, ancilóstomo, triquinas, oxiúrides e muitos parasitas tropicais.

c) Tiabendazol:
Indicado no tratamento da larva migrans cutânea e das infestações por triquina.
d) Lindano:
Indicado para piolhos.

e) Permetrina:
Indicado para piolhos ( creme rinse) e para escabiose.



5-SULFONAMIDAS
É grupo de medicamentos também chamados de Sulfas age em doenças infecciosas , impedindo o crescimento de bactérias e de outros microrganismos, são drogas sintéticas.

a) Sulfisoxazol: Indicado para infecções urinárias agudas e recorrentes.
b) Sulfametizol: Indicado em infecções renais e infecção urinária.


5.1- Sulfonamidas de Ação prolongada

a) Sulfametoxazol:
Indicada em infecções urinárias agudas ou recorrentes.

b)Sulfazalasina:
Indicada para colite ulcerativa e para doença de Crohn (é uma doença crônica inflamatória intestinal, que atinge geralmente o íleo e o cólon).

c) Co - trimoxazol Trimetoprim e sulfametoxazol:
Indicado para infecções urinárias, Otite média aguda.




6-ANTI-HISTAMÍNICO:

A histamina é um aminoácido em muitos tecidos, quando entra em contato com uma substância tóxica, ocorre uma resposta tecidual, acredita-se que a resposta tecidual libera a Histamina que provoca : sinais e sintomas de reação alérgica(urticária, erupções cutâneas, espirros, coriza lacrimejamento ocular com vermelhidão da esclera, constrição dos brônquios , podendo levar a anafilaxia ou choque anafilático, levando o paciente ao risco iminente de morte. Os anti-histamínicos inibem essa reação.

Tipos:
Cloridrato de Difenidramina;
Maleato de Clorfeniramina;
Dimenidrinato;
Cloridrato de Tripelenamina;
Cloridrato de Prometazina;
Maleato de Bronfeniramina.



7-ANTITUSSÍGENO E EXPECTORANTES
São medicamentos utilizados para o alívio da tosse, podem estar associados a Expectorantes que liqüefazem o muco nos brônquios e facilitam a expulsão de secreção do sistema respiratório.
    
Tipos:
Codeína, dextrometadona, levodropropizina, levopropoxifeno..



8-BRONCODILATADORES
Promovem a dilatação brônquica , promovendo melhor oxigenação.

Tipo de broncodilatador:
Anticolinérgico de curta duração:
Brometo de ipratrópio
Anticolinérgico de longa duração:
Brometo de tiotrópio
Beta2-agonista de curta duração:
Fenoterol
Salbutamol
Terbutalina

Beta2-agonista de longa duração:
Formoterol
Salmeterol
Xantinas de curta duração:
Aminofilina
Teofilina
Xantinas de longa duração:
Bamifilina
 *A via inalatória consiste na administração do medicamento utilizando bombinhas ou nebulização, de tal forma que a medicação é administrada diretamente nas vias respiratórias.


9-CARDIOTÔNICOS OU INALATRÓPICOS
Aumentam a contratibilidade do músculo cardíaco.


10-INIBIDORES DA ENZIMA DE CONVERSÃO DA ANGIOTENSINA(ECA)
São substância que inibem a ECA, utilizadas em Insuficiência cardíaca Congestiva (ICC), também tem ação hipertensiva (evitando a conversão da ECA I e ECAII substância vasoconstritora) . Seus efeitos estão em estudos ainda , porém parece minimizarem ou evitarem a vaso dilatação ou disfunção ventricular esquerdo após o Infarto agudo doMiocárdio(IAM).

Tipos :
Lisinopril;
Captopril;
Enalapril.


11- INIBIDORES DA ANGIOTENSINA II
É uma substância de efeito parecido com os inibidores da ECA, utilizada em
pacientes que apresentem sensibilidade ou que não o toleram.

Tipos:
Iosartana;
Candesartana;
Irbesartana



12- BETA-BLOQUEADORES:
São substâncias que bloqueiam os receptores beta-adrenérgicos.

Tipos:
Beta adrenérgicos seletivos:
Acetabutol, atenolol, Betaxolol; bisoprolol,esmolol,tartarato de mesoloprol.;

Beta adrenérgicos não seletivos:
Carvedilol Labetalol, cloridrato de levobunolol, sulfato de pembutolol, pindolol,sotalol,nadolol,propranolol,timolol.


13-VASOCONSTRITORES
São medicamentos que são responsáveis pela constrição dos vasos sanguíneos, muitos utilizados para diminuir hemorragia , elevam a pressão arterial e aumentam a contratilidade do miocárdio.


I - Catecolaminas
Adrenalina, Noradrenalina, Levonordefrina .

II - Fenólicos
Fenilefrina

III - Derivados do ADH
Felipressina




14-VASODILATADORES:
São medicamentos que atuam na amplitude do vaso sanguíneo, são auxiliares no tratamento de doenças vasculares periféricas, patologias cardíacas e hipertensão.
a) Anti hipertensivos: diminuem a pressão arterial.

Tipos:
Maleato de enalapril;
Cloridrato de Quinapril;
Captopril;
Lisinopril;
Ramipril;
Fosinopril sódico;
Cloridrato de benazepril;
Telmisartana;
Erbutamina de perindopril.


b) Bloqueadores beta-adrenérgicos:
causam diminuição dos impulsos simpáticos do encéfalo para o sistema circulatório periférico.

Tipo:
Pindolol;
Cloridrato de Acetabulol;
Carvedilol;
Propranolol;
Tartarato de Metoprolol;
Atenolol;
Nadolol;
Maleato de Timolol.


c) Bloqueadores do Íon cálcio extracelular:
causam redução do débito cardíaco e da resistência periférica total, e assim diminuem a pressão arterial.

Tipo:
Nifedipina;
Cloridrato de Verapamil;
Cloridrato de Diltiazem;
Besilato de Anlodipino;
Felodipino;
Isradipino.



15-COAGULANTES
São medicamentos que aceleram o processo de coagulação.

Tipos:
Sais de cálcio;
Vitamina K;
Fitonadiona.

16-ANTICOAGULANTES
São medicamentos que aumentam o tempo de coagulação.
Tipos:
Dois tipos de anticoagulantes são mais utilizados : as heparinas e os anticoagulantes orais . As heparinas têm ação imediata após a administração, baseada na inibição da trombina e do fator X ativado, catalizando a reação dos mesmos com a antitrombina III (AT-III), enquanto que os anticoagulantes orais (cumarínicos ) têm sua ação mais lenta, inibindo a síntese dos fatores vitamina K dependentes .


17-ANESTÉSICOS: Temos os locais e gerais

Locais : são um grupo de medicamentos utilizados para a indução da anestesia a nível local sem produzir inconsciência. E os gerais produzem a inconsciência. São drogas depressoras do SNC.

Tipos:
Anestésicos IV (intravenoso):
cloridrato de midazolam;
Cloridrato de Quetamina;
diazepam;
Tiopental sódico.

Anestésicos Voláteis: Enflurano; éter, éter vinílico, halotano, metoxiflurano, óxido nitroso.

Anestésicos locais: Cloridrato de Bupivacaína; cloridrato de Cloroprocaína, cloridrato de cocaína, cloridrato de : Etidocaína,lidocaína, mepivacaína,Prilocaína,Procaína, Tetracaína.



18- HIPNÓTICOS E SEDATIVOS:
Utilizados para promover a sedação.

Tipos:
Fenobarbital;
Pentobarbital;
Secobarbital;
Butabarbital;
Hidrato de cloral;
Cloridrato de Flurazepan.



19-ANALGÉSICOS OPIÓIDES
São substâncias com grande potência para diminuir a dor , que agem no nível de sistema nervoso central. Podem causar dependência, devendo ser utilizadas com cautela.
São derivados do ópio. Os alcalóides derivados , mais utilizados : Morfina, Codeína, e papaverina.

Tipos:
Sulfato de Morfina;
Fosfato de Codeína;
Cloridrato de Meperidina;
Sistema Fentanil Transdêrmico;
Oxicodona;
Cloridrato de Oximorfona;
Cloridrato de Tramadol;
Cloridrato de Sulfentamil;
Tartarato de Butorfanol.



20-ANALGÉSICOS NÃO NARCÓTICOS E NÃO OPIÓIDES
São substâncias utilizadas para diminuir a dor, que agem a nível periférico.
Tipos:
Acetaminofeno;
Cloridrato de Propoxifeno;
Cloridrato de Pentazocina;
Cloridrato de Sumatriptano;
Benzoato de Rizatriptana.


21-ANTICONVULSIVANTES
As drogas anticonvulsivantes também são chamados de anticonvulsivas, é a classe de fármacos utilizada para a prevenção e tratamento das crises convulsivas.

Tipos mais utilizados:
Fenitoína;
Carbamazepina;
Clonazepam;
Etotoína;
Ácido Valpróico;
Fenobarbital;
Primidona.



22-ANTIPARKISONIANOS
São utilizados no controle de doença de Parkinson.(ou Mal de Parkinson, é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que acomete em geral pessoas idosas.
Tipos:
Levodopa;
Carbidopa;
Combinação de Levodopa e Carbidopa.



23-TRANQUILIZANTES
São medicamentos utilizados para tranqüilizar , acalmar, trata-se de psicótico, controlado e pode causar dependência.

Tipos mais comuns:
Diazepan;
Oxazepans;
Meprobamato;
Haloperidol;
Cloridrato de Clorpromazina;
Carbonato de lítio;
Perfenazina;


24-ANTIDEPRESSIVOS
São medicamentos usados para a melhora de quadros de Depressão tais como: tristeza; desânimo; fadiga; insônia; perda ou ganho de peso; lentidão ou agitação entre outros.

Tipos mais comuns:
a) Inibidores Seletivos da recaptação de serotonina:
Citalopram;
Fluoxetina;
Fluvoxamina;
Paroxetina;
Sertralina.

b) Inibidores da Monoamina:
Sulfato de Fenelzina;
Sulfato de Tranilcipromina;

c)Antidepressivos Tricíclicos
Cloridrato de Imipramina;
Cloridrato de Amitriptilina;
Cloridrato de Doxepina;
Cloridrato de Desipramina;
Cloridrato de Protriptilina;
Cloridrato de Bupropiona;
Mirtazapina;
Cloridrato de Nortriptilina.



25-ANSIOLÍTICOS
São medicamentos que reduzem a ansiedade.
Tipos:
Cloridrato de Buspirona.

26-ANTIFLAMATÓRIOS
São medicamentos capazes de reduzir ou curar uma infamação.

Tipos:
Antiflamatórios não esteróides:
São utilizados para inibir as prostaglandinas , atuando na cascata inflamatória, diminuindo o processo de inflamação.
Tipos:

a) Inibidores da COX-1
( provoca síntese de prostaglandinas renais vasodilatadoras, que são sintetizadas mediante COX-1(presente no endotélio, glomérulo e ductos coletores renais). ( pode ocorrer sintomas gástricos ao uso):

Ácido acetilsalicílico;
Indometacina;
Ibuprofeno;
Piroxicans;
Diclofenaco de sódio;
Fenoprofeno cálcico;
Cetoprofeno;
Naproxeno.


b) Inibidores da COX-2
A medula renal é o local da maior síntese de prostaglandinas e apresenta importante expressão de COX-1 e também COX-2. A produção de prostaciclina renal, derivada da COX-2,  ( (causam menores efeitos colaterais):
Tipos:
Celecoxib.



27-ANTIFLAMÓRIOS ESTERÓIDES( CORTICÓIDES)

Os antiinflamatórios esteróides, ou seja, os corticóides, são os antiinflamatórios mais eficazes disponíveis, suplantando em eficácia dos não-esteróides. Estes inflamatórios produzem uma melhora de várias manifestações clínicas, porém em princípio sem alterar a evolução da doença básica. Apesar dos benefícios, ocorre risco de potenciais efeitos adversos vistos em vários tecidos orgânicos. Porém isso vai depender da quantidade de das doses empregadas e da duração do tratamento.

Tipos:
A classificação se deve em função de sua duração de efeito:
AÇÃO CURTA (< 12 horas)
Hidrocortisona
Cortisona

AÇÃO INTERMEDIÁRIA (18 - 36 horas)
Prednisona
Prednisolona
Metilprednisolona
Triancinolona

AÇÃO LONGA (36 - 54 horas)
Betametasona
Dexametasona / Parametasona



28- ANTI-SECRETORES GÁSTRICOS:
São medicamentos utilizados para inibir a secreção indiretamente.
Tipos:

Inibidores da Histamina:( produzem ácido clorídrico , reduzindo a secreção ácida do estômago).
Cimetidina;
Nizatidina;
Ranitidina.

Inibidores da bomba de Prótons:(reduzem a produção do ácido , diminuindo a irritação, e produzindo a cicatrização gástrica).
Omeprazol;
Pantoprazol.



29-ANTIÁCIDOS
Atuam diretamente no estômago, neutralizando o ácido gástrico.

Tipo:
Hidróxido de Alumínio;
Hidróxido de Magnésio;
Simeticona;
Complexo de Alumínio-magnésio;
Carbonato de cálcio.



30-ESTIMULANTES DO APETITE
São medicamentos utilizados para estimular o apetite.

Tipos:
Acetato de Megestrol.



31-INIBIDORES DA ABSORÇÃO DO PROCESSO DIGESTIVO:
São medicamentos inibidores do processo digestivo, no geral utilizados no tratamento da obesidade.

Tipos:
Orlistat.


32-EMÉTICOS
Medicamento utilizado para provocar o vômito. Os eméticos servem para que o estômago se livre de venenos ou de alimentos que o estejam irritando. Os eméticos produzem vômito de duas maneiras quando ingeridos:
(1)  podem irritar a mucosa da garganta e do estômago, produzindo o vômito por ação reflexa;
(2) podem estimular o centro do vômito na medula oblonga (parte inferior do encéfalo), de modo que impulsos nervosos causem a contração dos músculos da parede abdominal, do diafragma e da parede do estômago. O conteúdo é expelido com o vômito.

Tipos:
Xarope de Ipeca.


33-ANTIEMÉTICOS
São medicamentos que auxiliam na prevenção do vômito.

Tipos:
Dimenidrinato;
Cloridrato de Metoclopramida;
Ondasetron;
Granisetron.



34-ANTIDIARRÉICOS:
São medicamentos que auxiliam no controle e alívio da diarréia, lentificando a motilidade intestinal.

Tipos:
Cloridrato de loperamida.



35-HORMÔNIOS
São medicamentos utilizados na terapia de reposição hormonal.

Tipos:

Substância Tireóideas:(hormônios da tireóide para reposição)
Tireóide;
Levotiroxina.

Substâncias Antitireóideas:(auxiliam no controle da superprodução dos hormônios da tireóide)
Metimazol;
Propiltiouracil.
Corticosteróides: (suprimem as respostas imune e reduzem a inflamação)
Glicocorticóides ( tem efeito antiflamatório,metabólico,e imunossupressor)
Cortisona;
Hidrocortisona;
Prednisona;
Betametasona;
Prednisolona.
Agente antidiabético:
Insulina.

Hiperglicemiantes:(eleva os níveis de glicemia)
Glucagon.


35-HIPOGLICEMIANTES -VIA ORAL
São medicamentos utilizados no controle e regulação da glicemia, é considerado antidiabético.
Tipos:

Sulfoniluréias de 1ª geração:
Acetoexamida;
Clorpropamida;
Tolazamida;
Tolbutamida.

Sulfoniluréias da 2ª geração:
Glipizida;
Glibornurida.


Agentes antidiabéticos derivados da Tiazolidinodiona:
Tipos:
Pioglitazona;
Risiglitazona.
Biguanida

Tipos:Inibidor da alfa -glicosidase:

Tipos:
Acarbose


36-DIURÉTICOS
São medicamentos utilizados para o aumento da excreção da água e de eletrólito a nível renal. No geral, são utilizados na terapia da Hipertensão Arterial, os principais utilizados são usados como medicamentos cardiovasculares:

Diuréticos Tiazídicos(atuam impedindo a reabsorção de sódio nos rins)
Tipos:
Bendroflumetiazidas;
Benztiazida;
Clorotiazida;
Hidroclorotiazida;
Hidroflumetiazida;
Meticlotiazida;
Politiazida;
Triclormetiazida.

Diuréticos de alça(potentes , produzindo um alto volume urinário)
Tipos:
bumetanida;
Etacrinato de sódio;
Ácido etacrínico;
Furosemida.

Diuréticos poupadores de potássio:( tem efeito diurético mais suave, poupando o potássio)
Tipos:
Amilorida;
Espironolactona;
Triantereno.



PARTE III
1-PRESCRIÇÃO DOS MEDICAMENTOS:
A prescrição de medicamentos é uma ordem escrita dada por profissional capacitado, e deve conter:

✔  Data; nome; Hospital; UBS ou centro médico.
✔  Nome do medicamento;
✔ dose do medicamento;
✔  horário e/ou intervalo das doses;
✔ Via de administração do medicamento;
✔ Assinatura e carimbo contendo o seu registro no conselho do médico; odontólogo, ou de outro profissional qualificado.
✔  O nome do medicamento deve estar em letra legível;



1.1-Tipos de Prescrição Médica(PM), ou Receita médica:

Prescrição Padrão: Contém o quanto de medicamento o paciente deve receber e por quanto tempo, permanece em efeito por tempo indefinido ou por período especificado.
Prescrição Única: Deve conter a prescrição de um medicamento que o paciente deve usar apenas uma vez.

Prescrição Imediata: Deve conter a prescrição de um medicamento o qual o paciente deve receber imediatamente, em geral usada em problema urgente.
✔ Prescrição Permanente: Contém a PM de forma permanente, essas prescrições são elaboradas e executadas por equipes de uma determinada instituição de saúde, sendo nos dias atuais bem difundidas como protocolos.

✔ Prescrição Verbal e Telefônica: Não é o tipo de prescrição médica ideal, deve ser evitada, pois este tipo traz riscos iminentes de erros., pode ocorrer em situações de urgência e deve ser transcrita pelo médico o quanto antes.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
SILVA, Marcelo Tardelli da; SILVA,Sandra Regina L. P. Tardelli . Cálculo e administração de medicamentos na enfermagem. São Paulo : Editora Martinari;2008

WANNMACHER, L. FERREIRA M.B.C. Farmacologia clínica para dentistas. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan; 3º edição; 2007.

5 comentários:

Unknown disse...

Excelente conteúdo!!!!!

Unknown disse...

Excelente mesmo!..

Unknown disse...

É um conteúdo tudo

Unknown disse...

gostei muito e bem aproveitado

Unknown disse...

COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - + 2347081986098.
Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICHEN, PLANTIA, CLÍNICA DE SAÚDE / AIDS, DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA, DOENÇA CARDIOVASCULAR, NEOPLASIAS, TRANSTORNO MENTAL E COMPORTAMENTAL, CLAMÍDIA, VÍRUS ZIKA, ENFISEMA, TUBERCULOSE, BAIXO CONTAGEM ESPÉCIE, ENZIMA, INFORMÁTICA, BARRIGA, DISTRIBUIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO EREÇÃO, ALARGAMENTO DO PÊNIS. E ASSIM POR DIANTE.

Postar um comentário

Seu comentario é fundamental para o sucesso desse blog.
Então não esqueça de comentar, pois assim poderemos aprimorar cada vez mais.

 
Enfermagem 24hr | by TNB ©2010