Córtex Cerebral

sábado, 19 de novembro de 2011

Divisões Funcionais no Córtex Cerebral

O córtex cerebral é responsável por muitas das funções mentais mais complexas e desenvolvidas, como a linguagem e o processamento de informações.

Os centros de linguagem são normalmente encontrados somente no hemisfério esquerdo do cérebro.

Córtex Cerebral

Clique para Ampliar

Área Cortical Função
Córtex Pré-frontal Resolução de problemas, emoção, raciocínio.
Córtex de Associação Motora Coordenação de movimentos complexos
Córtex Motor Primário Produção de movimentos voluntários
Córtex Sensorial Primário Recebe informação tátil do corpo
Área de Associação Sensorial Processa informação dos sentidos
Área de Associação Visual Processa informação visual complexa
Córtex Visual Detecta estímulos visuais simples
Área de Wernicke Compreensão de linguagem
Área de Associação Auditiva Processamento de informação auditiva complexa
Córtex Auditivo Detecta qualidades básicas do som (tom, intensidade)
Centro da Fala (Área de Broca) Produção e uso da fala
Fonte: br.geocities.com



Entenda o cérebro

Córtex Cerebral
Hipotálamo
O hipotálamo apresenta importante papel na regulação de hormônios, temperatura corporal, glândulas adrenais e muitas outras atividades vitais. É o intermediário do cérebro em traduzir as emoções em resposta física. Sinais físicos de medo ou excitação como aumento de batimentos cardíacos e respiração ofegante são gerados no hipotálamo. O hipotálamo também é o centro de controle da fome e da sede.

Tálamo
O tálamo contém células nervosas que levam a informação de quatro sentidos (visão, audição, paladar e tato) para o córtex cerebral. Sensações de dor, temperatura e pressão também são enviadas através do tálamo.

Glândula pituitária
A glândula pituitária responde a sinais do hipotálamo na produção de hormônios como o hormônio tireóide-estimulante, o hormônio adrenocorticotrófico, prolactina, hormônios sexuais folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH), hormônio de crescimento (GH), hormônio melanócito-estimulante e o neurotransmissor dopamina.

Córtex cerebral
O córtex é a parte mais desenvolvida do cérebro humano é responsável pelo pensamento, raciocínio, funções cognitivas, processos de percepção sensorial (visão, audição, tato e olfato) e a capacidade de produzir e entender a linguagem. O córtex é dividido em dois hemisférios (esquerdo e direito) e subdividido em lobos (frontal, parietal, temporal e occipital)

Hipocampo
O hipocampo é uma estrutura pertencente ao sistema límbico, importante para a consolidação da memória recente. O armazenamento da memória de longo prazo está relacionado ao córtex cerebral.

Tronco encefálico
O tronco encefálico é a região responsável por muitas funções básicas como o controle da respiração, batimentos cardíacos e o diâmetro de vasos sangüíneos.

Medula espinhal
A medula espinhal está relacionada a aferência sensorial, a organização dos reflexos e a referência motora somática e autonômica.

Cerebelo
O cerebelo coordena as instruções para o controle motor e para manter o equilíbrio e a postura corporal. Há evidências também de que o cerebelo possa armazenar uma sequência de instruções para movimentos realizados com frequência e movimentos repetitivos.
Lobo frontal
O lobo frontal abriga a área motora responsável pelo planejamento e execução dos atos motores voluntários. A faculdade de planejamento, representação mental do mundo externo, produção da fala, comportamento emocional e personalidade também são atribuidos aos lobos frontais

Lobo parietal
O lobo parietal está envolvido na recepção e processamento das informações sensoriais do corpo.

Lobo temporal
Os lobos temporais estão relacionados à memória, à audição, ao processamento e percepção de informações sonoras, capacidade de entender a linguagem e ao processamento visual de ordem superior.

Lobo occipital
Os lobos occipitais são especializados no processamento e na percepção visual.
O cérebro consiste de grandes regiões, cada uma responsável por algumas das atividades vitais. Estas incluem o tronco encefálico, o sistema límbico, o cerebelo, o diencéfalo e o córtex cerebral.

O tronco encefálico, situado acima da medula espinhal é a região responsável por muitas funções básicas como o controle da respiração, batimentos cardíacos e o diâmetro dos vasos sangüíneos. Esta região é também importante para o controle dos movimentos.

Muitos nervos da face e da cabeça tem sua origem na ponte e estes nervos regulam alguns movimentos dos olhos, expressão facial, salivação e paladar. Juntos com os nervos da medula espinhal, os nervos da ponte também controlam a respiração e o senso de equilíbrio do corpo. A medula espinhal está relacionada à aferência sensorial, à organização dos reflexos e à referência motora somática e autonômica.

Acima do tronco encefálico e escondido sob o córtex cerebral, há um conjunto das mais primitivas estruturas do cérebro denominado sistema límbico. As estruturas do sistema límbico (amídala, hipocampo e nucleus accumbens) estão envolvidas em muitos dos processos emocionais, particularmente aqueles relacionados à sobrevivência como medo, raiva, dor, prazer, docilidade, afeição e emoções relacionadas ao comportamento sexual.

O sistema límbico também está envolvido em sentimentos de prazer, como aqueles experimentados durante o ato de comer e no ato sexual. Duas estruturas do sistema límbico denominadas amídala e hipocampo também estão envolvidos nos processos de memória.

O hipocampo está localizado na base do lobo temporal do córtex cerebral, perto de muitas associações nervosas. Seu nome se deve à sua semelhança ao formato de um cavalo-marinho (“hipo” = cavalo). O hipocampo, assim como outras partes do sistema límbico, trocam sinais constantemente com todo córtex cerebral.

Tem sido demonstrado que o hipocampo é uma estrutura importante para a consolidação da memória recente. Em contrapartida, o armazenamento da memória de longo prazo está relacionada ao córtex cerebral.

O cerebelo, que representa somente um oitavo do peso total do cérebro, coordena as instruções para o controle motor e para manter o equilíbrio e a postura corporal. Também desempenha importante papel em algumas formas de aprendizado motor. Desta forma, uma lesão no cerebelo resulta na falta de coordenação dos movimentos.

O cerebelo exerce seu controle motor de momento a momento. Ele utiliza a informação de várias origens e processa os dados sobre a posição do corpo, comprimento do músculo e tensão muscular. O cerebelo não é, portanto, somente o iniciador dos movimentos, mas um local para a reorganização e refinamento das instruções para os movimentos. Há evidências também de que o cerebelo possa armazenar uma seqüência de instruções para movimentos realizados freqüentemente e movimentos repetitivos.

O diencéfalo que está localizado em posição inferior aos hemisférios cerebrais, contém o tálamo e o hipotálamo. O tálamo consiste de duas massas ovais, cada uma encaixada em um hemisfério cerebral, ligados por uma ponte. Ele contém células nervosas que levam a informação de quatro sentidos (visão, audição, paladar e tato) para o córtex cerebral. Somente o sentido de olfato envia sinais diretamente para o córtex, sem passar pelo tálamo. Sensações de dor, temperatura e pressão também são enviadas através do tálamo.

O hipotálamo, apesar de seu tamanho relativamente pequeno (do tamanho da unha do polegar) controla uma série de funções vitais. No sistema autônomo, o hipotálamo estimula os músculos lisos (vasos sangüíneos, estômago, intestino) e recebe impulsos sensoriais dessas áreas. Também apresenta importante papel na regulação de hormônios, temperatura corporal, glândulas adrenais e muitas outras atividades vitais.

O hipotálamo é o intermediário do cérebro em traduzir as emoções em respostas físicas. Quando sentimentos intensos como raiva, medo, prazer e excitação são gerados na mente, o hipotálamo envia sinais para as mudanças fisiológicas através do sistema nervoso autônomo e através da liberação de hormônios da glândula pituitária. Sinais físicos de medo ou excitação como aumento dos batimentos cardíacos e respiração ofegantes são gerados no hipotálamo.

A parte frontal do hipotálamo contém neurônios que abaixam a temperatura corpórea por relaxamento da musculatura lisa dos vasos sangüíneos, que causam dilatação e aumentam a perda de calor pela pele.

O hipotálamo, através de seus neurônios associados com as glândulas sudoríparas da pele, pode promover a perda de calor aumentando a intensidade de perspiração. Por outro lado, o hipotálamo, quando a temperatura corpórea abaixa da faixa ideal, contrai os vasos sangüíneos, diminui a velocidade de perda de calor e causa um início de calafrios (que produz uma pequena quantidade de calor).

O hipotálamo também é o centro de controle da fome e da sede. Em animais de experimentação, danos nessa porção do cérebro são associados com excessiva ingestão de alimentos e obesidade.

A glândula pituitária responde a sinais do hipotálamo na produção de hormônios, muitos dos quais regulam a atividade de outras glândulas: o hormônio tireóide-estimulante, o hormônio adrenocorticotrófico, prolactina e hormônios sexuais folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH).

A glândula pituitária também produz muitos hormônios com efeitos gerais: hormônio de crescimento (GH), hormônio melanócito-estimulante e o neurotransmissor dopamina.

Nos humanos, o córtex cerebral ocupa volume de aproximadamente 600cm3 e área superficial de 2500cm2, correspondendo por cerca de dois terços da massa encefálica e é dividido em dois hemisférios (esquerdo e direito). A superfície do córtex é altamente convoluta e está dobrada em cristas conhecidas como giros. Os giros estão seperados por ranhuras, chamadas de sulcos (se forem rasas) ou fissuras (se profundas).

O córtex é a parte mais desenvolvida do cérebro humano e é responsável pelos pensamentos, funções cognitivas, processos de percepção e a capacidade de produzir e entender a linguagem. É também a mais recente estrutura na história da evolução do cérebro.

O córtex cerebral pode ser dividido em áreas que têm função específica. Por exemplo: existem áreas envolvidas nos processos de visão, audição, tato, movimentos e olfato. Outras áreas são responsáveis pelo pensamento e raciocínio. Muitas funções como o tato são encontradas em ambos os hemisférios do cérebro. Entretanto, algumas funções são encontradas somente em um dos hemisférios do cérebro. Por exemplo, na maioria das pessoas, a habilidade da linguagem somente é encontrada no hemisfério esquerdo.

O córtex cerebral também pode ser subdividido em quatro principais setores ou lobos (Click infográfico 2), incluindo os lobos frontal, parietal, temporal e occipital. Apesar de haver alguma sobreposição de tarefas (funções) entre os lobos, cada um é conhecido por uma ou duas funções específicas.

Lobo frontal: o lobo frontal abriga a área motora (responsável pelas instruções nos movimentos), responsável pelo planejamento e execução do atos motores voluntários. Ademais, a área responsável pela produção da fala está localizada no giro frontal inferior, no hemisfério que é dominante para a linguagem (quase sempre o hemisfério esquerdo). A faculdade de planejamento, representação mental do mundo externo, comportamento emocional e personalidade também são atribuídos aos lobos frontais.

Lesões bilaterais nessa parte do cérebro podem ser produzidos por doença ou por lobotomia frontal. Essas lesões produzem deficiência da atenção, dificuldade para solucionar problemas e comportamento social inadequado. O comportamento agressivo também fica reduzido e perde-se o componente motivacional-afetivo da dor, embora a sensação de dor permaneça.

Lobo parietal: Esse lobo está envolvido no processamento dos sinais que vêm das sensações. A informação visual oriunda do lobo occipital atinge o córtex parietal de associação e também o lobo frontal e ela auxilia na orientação visual dos movimentos voluntários.

Lobo occipital: Os lobos occipitais são especializados nos processos intrincados da visão. Os campos oculares occipitais afetam os movimentos dos olhos, controlando os movimentos convergentes, constrição e acomodação pupilares.

Lobo temporal: Os lobos temporais estão relacionados à memória, à audição, ao processamento e percepção de informações sonoras e à capacidade de entender a linguagem. Esse lobo também está relacionado ao processamento visual de ordem superior. Por exemplo, o giro temporal inferior está relacionado ao reconhecimento de faces.

Bibliografia
BERNE, R.M., LEVY, M.N., KOEPPEN, B.M., STANTON, B.A. Fisiologia., 4.ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2000.
ACKERMAN , S. Discovering the brain. National Academy Press: Washington, 1992.
NATIONAL INTITUTE ON DRUG ABUSE. Disponível em http://www.nida.nih.gov
Fonte: www.fcf.usp.br


Se você gostou dessa postagem, click no link Google +1 , assim mais pessoas poderam ter acesso a ela também. Participe!


0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentario é fundamental para o sucesso desse blog.
Então não esqueça de comentar, pois assim poderemos aprimorar cada vez mais.

 
Enfermagem 24hr | by TNB ©2010